top of page
Buscar

Mas afinal, o que é autoestima?

  • Foto do escritor: Psicóloga Fernanda Moreira
    Psicóloga Fernanda Moreira
  • 16 de fev.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de fev.

No Ebook que escrevi no qual eu falo sobre a autoestima de pessoas negras, eu cuidadosamente afirmo que, para ter uma autoestima negra positiva é preciso deixar para trás a pessoa que fizeram você acreditar ser.


Isso porque a autoestima ela também se constrói no coletivo, a partir da forma que as pessoas nos veem, e principalmente a partir das coisas que ouvimos sobre nós.


É praticamente impossível ter uma visão positiva sobre nós, quando tudo o que ouvimos sobre nós, - principalmente no período da infância, quando a nossa autoimagem está sendo construída - é de cunho negativo e inferiorizante.


A autoestima nada mais é do que a capacidade de reconhecer e atribuir valor a nós, às nossas competências e habilidades, algo que, em certa medida, aprendemos a ter. Se não somos reconhecidos externamente por nossas competências e habilidades, como aprenderemos a tal?


Pensando no contexto de pessoas negras, sendo expostas ao racismo, - seja de maneira velada ou não, ou seja através dos traumas transgeracionais presentes na cultura e família, nós vivemos ouvindo coisas terríveis sobre nós, sobre as pessoas que se parecem conosco, sobre os nossos antepassados, e sobre a negritude.


Ouvimos constantemente absurdos sobre a nossa aparência, sobre o nosso caráter e competências intelectuais Diante disso eu questiono: você percebe o tamanho desafio ser uma pessoa negra com autoestima elevada, quando não ouvimos nada de positivo sobre nós?


Por isso eu afirmo que, para ser uma pessoa negra com a autoestima elevada, é preciso se despedir da pessoa que fizeram você acreditar ser, porque fizeram você acreditar que não é bonito/a, não é inteligente, não é capaz, não é digno, é inferior… E o grande desafio é de ressignificar tudo isso, e compreender que você não corresponde a isso que fizeram você acreditar. E essa é a noticia boa: você não é a pessoa que o racismo disse que você é. Você é uma pessoa com beleza única, com uma alma belíssima, com competências e habilidades incríveis que poderão te levar aos lugares que você desejar estar.


Confie em mim.




Com carinho,

Pscóloga Fernanda Caroline.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
A Saúde mental da Mulher negra.

Muitos são os atravessamentos negativos na saúde mental da mulher negra: solidão - que acontece seja no campo afetivo, seja no...

 
 
 

Comments


bottom of page